Procurar no site


ACROTRAMP COM BOA PARTICIPAÇÃO NO CAMPEONATO NACIONAL DE INFANTIS

04-06-2012 22:00

Decorreu no passado sábado dia 2 de Junho, o Campeonato Nacional de Infantis, no Pavilhão da Escola Ferreira de Castro em Mem Martins, reunindo cerca de 400 ginastas, em representação de 40 Clubes de todo o País.


Mais uma “maratona” de ginástica com as quatro principais disciplinas dos Trampolins (Trampolim Individual, Trampolim Sincronizado, Duplo Mini-trampolim e Tumbling), representadas pelos melhores ginastas do país, depois de selecionados pelos diversos campeonatos distritais. É na realidade uma modalidade em grande desenvolvimento e em competitividade enorme, ganhando-se na maioria das vezes, por escassos centésimos de ponto.


O Acrotramp esteve representado por sete ginastas distribuídos pelos diversos aparelhos, da seguinte forma:
Trampolim Individual (Beatriz Rodrigues e Sofia Vala);
Duplo Mini-trampolim (Carolina Lopes, Sofia Vala, Maria Marta Santos e Catarina Silva);
Trampolim Sincronizado (Margarida Romão/Beatriz Rodrigues e Catarina Silva/ Sofia Vala);
Tumbling  (Henrique Nascimento).


O Acrotramp iniciou a sua prova no Duplo Mini-trampolim e apostou na classificação por equipas com séries sem dificuldade, onde se pretendia a melhor execução. O objetivo foi parcialmente alcançado, uma vez que conquistaram o terceiro lugar numa competição com 7 equipas; Ficaram a 1 ponto 30 (num total de 170 pontos) da equipa classificada em segundo lugar, equipa essa perfeitamente ao alcance das nossas jovens ginastas.
 

No Trampolim Individual as ginastas do clube estiveram bem, classificando-se em 15º e 16º, lugares, num total de 57 ginastas. Executaram as suas séries com segurança e a diferença para o pódio foi de 2.5 pontos. Acreditamos no potencial da Bea e da Sofi e com “muito trabalho”, temos a certeza que em breve virão a ser, ginastas de eleição. 
 

Em Trampolim Sincronizado, o par constituído por Margarida Romão e Beatriz Rodrigues, classificou-se em 5º lugar com os mesmos pontos do 4º lugar e a 2 centésimas de ponto do par que se classificou no 3º lugar. Duas décimas, numa prova de trampolim sincronizado, onde se atinge os 70 pontos, com oito avaliações diferentes e não alcançar o pódio é por “uma unha negra”.
 

O par, Catarina Silva e Sofia Vala (ginastas no primeiro ano nesta categoria), classificaram-se em 10º lugar a 1 ponto apenas, do 5º classificado, num total de 30 pares sincronizados. No tumbling e a fechar a competição esteve o Henrique Nascimento.
 

Começou da melhor maneira, virando na primeira série no 2º lugar a 2 décimas do 1º classificado. Acabou em terceiro lugar exe quo, mas na regra de desempate conta a segunda série e por esse motivo ficou arredado do pódio. Foi pena porque o seu nível de execução é de longe superior aos restantes participantes, (excluindo o 1º lugar, que á partida estava entregue a um executante de nível superior. Temos a certeza que o Henrique tem o “necessário”, para vir a ser, um bom “tumbler”. Terá que nos treinos rentabilizar ao máximo as suas aprendizagens, com muito esforço e dedicação, começando a adquirir movimentos técnicos de maior dificuldade.


No balanço final, mais uma grande dose de cansaço para os treinadores e para os pais com os filhos sempre em competição nos dois períodos do dia (11 horas consecutivas, com entrada às 9.00 e saída às 20.00 horas) , 4 medalhados” num total de 7 ginastas, que pela 1ª vez participaram num campeonato nacional.


Fazemos votos para que seja um sucesso o XXII festival de ginástica a realizar no dia 8, na expetativa que será mais uma grande noite de divulgação e promoção desta modalidade desportiva, de grande risco mas de rara beleza, onde o controlo do corpo no espaço e tempo, atingem limites máximos.

Marta Santos, Carolina Lopes, Sofia Vala e Catarina Silva (3º lugar por equipas em duplo mini trampolim)

Henrique Lino em “tumbling”

Margarida Romão e Beatriz Rodrigues – trampolim sincronizado