Procurar no site


Acrotramp Clube de Caldas inicia época com boa prestação no campeonato distrital de duplo mini-trampolim e tumbling

12-01-2014 22:17
 

  Decorreu no passado sábado, dia 12 de Janeiro, o Campeonato Distrital de Duplo Mini-Trampolim e Tumbling, no Pavilhão Municipal Rainha Dª.Leonor em Caldas da Rainha, reunindo cerca de 200 ginastas, distribuídos pelas diferentes categorias.

Este ano a prova de tumbling recebeu os ginastas de Santarém, numa organização conjunta entre a Associação de Ginástica do Distrito de Leiria e a Associação de Ginástica de Santarém.

O Acrotramp Clube de Caldas, esteve presente nesta prova com 23 ginastas, e alcançou os objectivos propostos para esta altura do ano, ou seja incentivar novos ginastas para a prática da modalidade e apurar os ginastas com maior nível técnico para o Campeonato Nacional.

Todos os ginastas do clube (100%) conseguiram os mínimos para a prova qualificativa que dá acesso ao campeonato nacional a realizar no próximo mês de Fevereiro.

No entanto algumas classificações ficaram aquém das espectativas, com ginastas de bom nível a perder o 1º lugar do pódio de uma forma nada habitual, pouco concentradas na realização da 2ª série (facultativa).

Nada que atrapalhe o percurso dos ginastas, pois tem o seu valor e tratou-se da primeira prova da época.

O Acrotramp esteve muito bem, alcançou 5 primeiros lugares individuais e dois por equipas.

Catarina Silva, Sofia Vala, Filipa Araújo e Solange Vieira (Iniciados femininos) sagraram-se vice-campeãs distritais por equipas, em Duplo Mini-Trampolim.

No mesmo aparelho e na mesma categoria, Beatriz Rodrigues, Carolina Lopes, Marta Santos e Margarida Romão, classificaram-se em 3º lugar do pódio, por equipas.

No Duplo Mini-Trampolim, participaram Guilherme Sebastião (3º lugar) e Henrique Nascimento, (4º lugar), na categoria de Iniciados. Bons lugares para os ginastas de tumbling que foram fazer uma “perninha” neste aparelho.

Nas Juvenis femininos, participou Anna Pavliv (classificou-se em 3º lugar) e . Mariana Romão. As duas ginastas começaram a prova da melhor forma, com Anna Pavliv a liderar no fim da 1ª série (obrigatória) e Mariana Romão na 3ª posição. Na  segunda série (facultativa) as “coisas” não correram como se estava à espera e com as recepções finais a ultrapassarem 10 cm da zona obrigatória, perde-se um título.

Na categoria de Juniores participou Màgui Lage e Mariana Henriques, 3ª e 4ª classificadas respectivamente. Mágui Lage, que no ano passado foi 3ª ginasta nacional, teve que improvisar uma série no momento, devido a uma entrada no aparelho pouco eficaz. Conseguiu corrigir mas não foi suficiente para revalidar o título conquistado no ano anterior. Mariana Henriques, concretizou as duas séries com muita determinação e está de parabéns pelo esforço demonstrado, tanto no treino como na competição.

Nos Juniores masculinos, Rafael Carvalho com uma série facultativa de nível superior (recorde de nota no campeonato, 31.70 pontos) sagou-se campeão distrital individualmente. A equipa constituída por Rafael Carvalho, Henrique Lino (3º lugar) e Iúri Lage (4º lugar) sagrou-se campeã distrital por equipas. Esta equipa com continuidade e tendo só o nacional no mês de Maio, poderá vir a obter um bom resultado no campeonato máximo da modalidade. Tudo depende do trabalho dos ginastas e esperemos que não existam imponderáveis sobretudo ao nível das lesões.

Por último neste aparelho (Duplo Mini-Trampolim) participaram os seniores João Marques (vice-campeão) e Inês Silva (3º classificada), com boas séries em execução e realizadas de forma segura.

Em tumbling, na categoria de Iniciados, Henrique Nascimento sagra-se campeão distrital com duas séries de boa execução técnica e muito seguras. Este ginasta, com potencialidades, terá que encarar o treino de outra forma, porque a exigência a nível nacional é maior. Guilherme Sebastião alcançou o 3º lugar no pódio, mesmo não estando ao seu melhor nível. Na segunda série comprometeu e à semelhança do seu colega de escalão, terá que treinar com mais determinação e empenho se quiser alcançar no futuro outras classificações.

Nos juvenis, Miguel Faria, campeão nacional em título, com grande classe executou as suas séries, ganhando folgado e automaticamente apurado para o nacional.

Em Juniores foram campeões por equipas, Henrique Lino, Pavlo Stratovych, Iúri Lage e Nazar Stashko, 1º, 2º, 3º e 4º lugares respectivamente. Henrique Lino, foi campeão distrital com duas boas séries, executadas com muita garra e determinação. Pavlo Stratovych, campeão nacional no ano anterior por equipas, esteve bem embora tenha comprometido o seu desempenho logo na primeira série, com uma recepção final  não imediata e penalizada pelo código de pontuação neste aparelho. O “baptismo” em competição de tumbling de Iúri Lage e Nazar Stashko foi bastante positiva tendo ambos os ginastas concretizado as séries programadas com muita coragem e empenho.

Manuel Oliveira em seniores, outro campeão nacional em título, executou as suas séries com duplos mortais finais nas posições engrupada e encarpada de forma muito consistente. Sagrou-se campeão distrital e foi apurado directamente para o campeonato nacional.

Uma palavra de agradecimento por parte da direcção do clube a todos (ginastas e pais), que ajudaram no transporte do material e organização da competição.

Os ginastas, treinadores, pais e direção do Acrotramp estão de parabéns pois todos contribuíram (cada um à sua maneira e em determinado momento) para o sucesso que foi esta primeira prova, da época de 2013.