Procurar no site


HENRIQUE NASCIMENTO E MIGUEL FARIA, DO ACROTRAMP CLUBE DAS CALDAS, SÃO GINASTAS DE ELITE EM TUMBLING

26-12-2016 12:40

HENRIQUE NASCIMENTO E MIGUEL FARIA, DO ACROTRAMP CLUBE DAS CALDAS, SÃO GINASTAS DE ELITE EM TUMBLING

 

 

Henrique Nascimento e Miguel Faria, jovens ginastas do escalão de juniores são para a época de 2017, ginastas da categoria de elite, cumprindo no ano de 2016, os requisitos mínimos que possibilitaram a ascensão ao escalão máximo da modalidade.

Miguel Faria, pontuou em execução e dificuldade nas duas séries da prova qualificativa realizada em Março e Henrique Nascimento atingiu os requisitos obrigatórios no último campeonato nacional da disciplina, prova realizada nas Caldas da Rainha no dia 9 de Maio.

Para ser ginasta de Elite, os praticantes tem que realizar requisitos no plano da dificuldade (obrigatório acabar as séries pelo menos com dois duplos mortais) e no plano da execução com técnica de excelência. Resumindo, os movimentos gímnicos tem que ter bastante dificuldade e serem executados de forma muito correcta.

O tumbling exige que todas as componentes condicionais (força, velocidade, flexibilidade, resistência) estejam altamente desenvolvidas, assim como a coordenação motora bastante trabalhada, de modo a que o ginasta consiga realizar 8 movimentos em cerca de 4/5 segundos.

É uma das disciplinas da ginástica de maior espectacularidade, de bastante risco, exigindo do executante bastante controlo quando na realização das séries. Por este motivo e num universo bastante alargado de praticantes só existem cerca de 10 ginastas nesta categoria. Ao serem ginastas de Elite, os jovens passam a ter acesso às selecções nacionais e se obtiverem resultados internacionais de relevo, poderão alcançar brevemente o “percurso de alta competição”.

O Acrotramp Clube das Caldas tem sido ao longo dos anos uma verdadeira “fábrica” de campeões, colocando vários ginastas neste patamar, ao longo do seu historial.

Henrique Nascimento e Miguel Faria foram recentemente convocados para integrarem um estágio de observação que se realizará nos dias 30 de Setembro, 1 e 2 de Outubro, em Mem Martins.

Parabéns aos ginastas e ao seu treinador (professor Stélio Lage) por esta conquista. Fazemos votos para que tenham sucesso nesta nova etapa da sua carreira gímnica e esperamos sinceramente que a “pista” de tumbling (da Federação) que contribuiu para este sucesso retorne às Caldas da Rainha.