Procurar no site


Henrique Lino é Campeão Nacional de Tumbling

21-06-2017 18:44

GINÁSTICA-SUPER FINAIS

 

Henrique Lino, do Acrotramp Clube das

Caldas, é Campeão Nacional Individual em Tumbling (Seniores)

 

Sofia Vala é Vice-campeã Nacional em Duplo Mini-Trampolim (Juvenis)

 

Pavlo Stratovych(Seniores) e Miguel Faria (Elite Junior), alcançam o 3º lugar do pódio em Tumbling

 

Decorreu no passado fim-de-semana, dias 10 e 11 de Junho, o Campeonato Nacional Individual de todas as disciplinas da Ginástica (Artística, Acrobática, Trampolins, Rítmica e Aeróbica), no Pavilhão Multiusos de Guimarães, reunindo cerca de 1000 ginastas, de 98 clubes de todo o País.

Esta competição designada de “Super Finais”, acontece pela 1ª vez e é o culminar de uma época, com vários momentos de apuramento (Campeonatos Distritais e Campeonatos Nacionais por equipas). Só são apurados para esta prova os 8 melhores ginastas nacionais de todas as categorias e em todas as disciplinas da Ginástica.

O Acrotramp Clube de Caldas, esteve presente nesta prova com 10 ginastas. Em Tumbling: Guilherme Dias (Juvenis), Henrique Lino e Pavlo Stratovych (Seniores), Miguel Faria e Henrique Nascimento (Elite Juniores); em Duplo Mini-Trampolim , Sofia Vala (Juvenis), Henrique Lino e Rafael Carvalho (Seniores); em Trampolim Sincronizado com Filipa Araújo/Margarida Henriques (Juvenis) e Andreia Berto/Anna Pavliv (Seniores).

 Outra “maratona” de ginástica, a começar no sábado às 8.30 horas a terminar neste dia às 21.00 horas. Recomeçou no domingo às 8.30 horas, estendendo-se às 20.00 horas.

Os ginastas caldenses estiveram em muito bom plano, alcançando bons resultados, tendo em conta o elevado nível técnico da competição.

Guilherme Dias foi o primeiro ginasta a competir no sábado de manhã. Embora se tratasse da 1ª competição a este nível deste jovem ginasta, esperava-se um desempenho mais de acordo com o seu valor. Não esteve ao seu nível e cometeu algumas falhas na recepção das séries. No entanto, trata-se de um jovem ginasta com um futuro promissor e acreditamos que brevemente alcançará outro patamar técnico.

O primeiro grande momento de alegria verificou-se quando participaram os ginastas da categoria de Seniores, em Tumbling, com excelentes desempenhos na realização das suas séries.

Henrique Lino, sagra-se campeão nacional individual com duas “passagens” de grande nível e colocando movimentos de dificuldade superior. Este ginasta várias vezes campeão nacional neste e noutros escalões e com 2 internalizações (Campeonatos do Mundo por idades, na Rússia e Estados Unidos) já é uma referência na ginástica nacional.

Pavlo Stratovych, alcança o pódio no 3º lugar com duas séries de bom nível, concluídas com saltos múltiplos (duplo mortal). Este ginasta sagrou-se este ano campeão nacional por equipas e também já possui um bom currículo na modalidade.

Miguel Faria (Elite Junior), alcançou o pódio na 3ª posição. Este ginasta realizou pela 1ª vez, 4 duplos mortais nas duas séries (um Duplo mortal intermédio e um duplo mortal no salto final) elevando a sua performance para outro patamar. Ginasta campeão nacional em anos anteriores, também é ginasta internacional (Campeonato do Mundo por idades nos Estados Unidos).

Henrique Nascimento (Elite Junior), participou com uma prestação abaixo do seu valor. Esteve doente dias antes da competição, limitando o seu desempenho. Este ginasta teve uma boa evolução nesta época desportiva e atendendo à sua idade perspectiva-se um lugar de destaque na modalidade.

Sofia Vala (Duplo Mini-Trampolim) esteve muito bem realizando duas boas séries e sagrou-se, vice- campeã nacional individual. Executou de forma muito correcta e determinada o seu programa técnico. Esta ginasta também é internacional, tendo representado o País no último Campeonato do Mundo por Idades, realizado na Dinamarca.

Também em Duplo Mini-Trampolim, participaram os ginastas Seniores, Rafael Carvalho (4º lugar) e Henrique Lino (6º lugar). Realizaram as séries propostas com bom nível, com saltos de elevada dificuldade, numa prova bastante disputada.

No domingo, da parte da tarde, participaram as ginastas Filipa Araújo e Margarida Henriques (Juvenis), assim como Andreia Berto e Anna Pavliv (Seniores), na disciplina de Trampolim Sincronizado.

Depois de terem sido apuradas, para as super finais na 3ª posição, esperava-se que se apresentassem em condições de lutar por um lugar no pódio. Assim não aconteceu porque a sincronização realizada, não atingiu o nível exigido.

Ginastas com um passado recente de grande destaque (Anna Pavliv, campeã nacional individual em 2017, Andreia Berto, internacional em Inglaterra nos mundiais por idades, Filipa Araújo e Margarida Henriques, campeãs nacionais por equipas nesta época), com toda a certeza vão demonstrar o seu valor nas próximas oportunidades.

Ano de Ouro para o Clube caldense que conquistou títulos nacionais por equipas, nos 3 aparelhos dos Trampolins (Tumbling, Duplo Mini-Trampolim e Trampolim) e títulos individuais em Tumbling e Trampolim.

O Acrotramp participará ainda na Taça de Portugal, em Sines no próximo dia 24 de junho e na Scalabis Cup, no dia 8 de julho.

 Parabéns aos ginastas e aos seus treinadores por mais este sucesso alcançado, continuando este clube a prestigiar e dignificar a cidade de Caldas da Rainha, por todo o País.