Procurar no site


Anna Pavliv é Campeã Nacional de Trampolim

21-06-2017 18:42

Anna Pavliv do Acrotramp Clube das

Caldas, é Bicampeã Nacional em

Trampolim Individual (Cama Elástica)

 

Equipa de Juvenis, constituída por Sofia Vala, Catarina Silva, Filipa Araújo e Margarida Henriques, é Campeã Nacional

 

Equipa de Seniores, constituída por Anna Pavliv, Mariana Romão e Andreia Berto, é Campeã Nacional

 

Decorreu no passado fim-de-semana, dias 29 e 30 de Abril, o Campeonato Nacional de Trampolim Individual e Sincronizado, no pavilhão Municipal de Vila do Conde, reunindo 580 ginastas, de 45 clubes, distribuídos pelas diferentes categorias.

O Acrotramp Clube de Caldas, esteve presente nesta prova com 15 ginastas: Teresa Pereira, Madalena Martins, Ariana Marques, Marta Pereira, Maria Inês Custódio e Leila Elswijk, na categoria de Iniciados; Sofia Vala, Catarina Silva, Filipa Araújo e Margarida Henriques, na categoria de Juvenis; Marta Santos e Margarida Romão, na categoria de Juniores; Anna Pavliv, Mariana Romão e Andreia Berto, na categoria de Seniores.

Outra “maratona” de ginástica, a começar no sábado às 8.30 horas a terminar neste dia às 22.00 horas. Recomeçou no domingo às 8.00 horas, estendendo-se às 17.30 horas. Portanto cerca de 25 horas de competição!!!

A Federação de Ginástica de Portugal, terá que rever esta nova fórmula de prova, uma vez que é exaustiva, tanto para os ginastas, como para treinadores, Juízes e assistentes.

As ginastas caldenses estiveram em muito bom plano, alcançando bons resultados, tendo em conta o elevado nível técnico da competição.

As primeiras a entrar em competição foram as ginastas da categoria de Iniciados.  

A maioria das prestações estiveram dentro do previsto, mas as jovens ginastas, acusaram alguma inexperiência, por se tratar da primeira participação nacional neste aparelho, cometendo alguns erros, não permitindo alcançar a classificação de acordo com o seu valor.

No entanto, destacamos a excelente prestação da ginasta Teresa Pereira (primeiro ano na categoria), que se classificou no “top ten”, num universo de 115 ginastas. Já tinha alcançado dois lugares de destaque no campeonato nacional de Duplo Mini-Trampolim e Tumbling, realizado em Loulé.

O primeiro grande momento de alegria verificou-se quando as ginastas da categoria de Juvenis, sagraram-se campeãs nacionais por equipas.

Sofia Vala, esteve muito bem realizando duas boas séries e sagrou-se, vice- campeã nacional individual; Catarina Silva alcançou o 3º lugar no pódio. De destacar o espirito de sacrifício da ginasta, que não estando nas melhores condições, quis participar na competição cooperando com a equipa.

 Filipa Araújo classificou-se em 6ª lugar com a realização de duas boas séries, contribuindo assim decisivamente para a classificação colectiva. Margarida Henriques começou muito bem a sua participação. No entanto, não correu da melhor forma a realização da segunda série, comprometendo assim a sua classificação.

Participou nesta competição, no escalão de Juniores, Marta Santos que esteve muito bem na 1ª série e comprometeu a classificação, na segunda passagem, ao executar uma série de maior dificuldade. Margarida Romão com boa prestação, executou de forma segura, as séries programadas e alcançou um bom lugar na tabela classificativa.

Outro momento de glória para o clube verificou-se no Domingo da parte da manhã com as ginastas seniores do Acrotramp. Sagraram- se campeãs nacionais por equipas. Anna Pavliv, foi a primeira ginasta a entrar em competição. A sua 1ª série foi executada com nível superior, no entanto a nota final não correspondeu ao exercício realizado. O novo programa informático da Federação, não accionou um dos novos parâmetros de avaliação (HD- deslocação horizontal), na série da Anna, o que se traduziu num 7º lugar na classificação final. Mariana Romão esteve ao seu melhor nível, executando com muita segurança e determinação, alcançando desta forma, o 3º lugar no pódio. Momento de grande emoção para a ginasta caldense e para o clube.           Andreia Berto que após a ausência de 4 anos (formação académica), voltou a representar o clube. Esteve muito bem na 1ª série, com nota para disputar o título. Infelizmente a segunda série não foi finalizada com sucesso,

Concluída a prova e entrega de prémios, veio a detectar-se o erro na ausência da adição do referido HD, na 1ª série da ginasta Anna Pavliv, faltando 4 pontos na nota final. Passa naturalmente da 7ª posição para o primeiro lugar. Assim Anna, viu-se privada de ir ao pódio na entrega de prémios, em 1º lugar. O Acrotramp aceitou as desculpas por parte do Presidente da Federação, na rectificação da verdade desportiva. Desta forma, Anna Pavliv sagra-se Bicampeã Nacional Individual e por equipas de Trampolim.

Devido ao novo sistema informático, as classificações da prova de Trampolim Sincronizado ainda não eram conhecidas no final da prova.

Outro Ano de Ouro para o Clube caldense que conquistou títulos nacionais por equipas, nos 3 aparelhos dos Trampolins (Tumbling, Duplo Mini-Trampolim e Trampolim), no ano de 2017

Na época competitiva, o clube participará ainda nas “Super Finais”, nos dias 10 e 11 de Junho em Guimarães, na Taça de Portugal, em Sines, nos dias 24 e 25 de Junho e na Scalabis Cup no princípio de Julho.

No dia 26 de Maio o clube irá realizar o XXVII Festival Internacional de Ginástica.

Continua a somar êxitos no plano competitivo, não descarta a valência da demonstração e foca-se no dia-a-dia no plano da iniciação e formação dos jovens ginastas.

Estão de parabéns as ginastas, a equipa técnica e os dirigentes deste clube, sempre a dignificar e prestigiar o nome da cidade de Caldas da Rainha.